Sou uma pessoa com qualidades e defeitos, que gosta de rir, passear, estar com os amigos e com quem ama!

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Os grandes mamíferos estão de volta!

URSO PARDO

LINCE IBÉRICO

MUFLÕES


LOBO IBÉRICO

GARRANOS

CÃO PASTOR TRANSMONTANO

CABRA-MONTESA


Esta semana gostei particularmente da PÚBLICA... E há uma das reportagens, entre outras muito boas e de interesse especial para a sociedade hoje em dia, que quero comentar: " O Regresso do Bambi".

Parece que os grandes mamíferos estão de volta ao nosso país! O lobo contínua a resistir em terras do Gerês, os veados e os javalis estão bem e recomendam-se, para além disso temos corços, gamos, garranos, cabras-montesas e muflões* á solta no Alentejo! O Lince voltou e o Aznhar está de saúde! E as boas notícias não ficam por aqui: o regresso do urso-pardo pode ser uma realidade daqui a 5, 10 anos. o ultimo foi avistado no Gerês, em 1946, e a coisa não acabou bem para o urso, que foi morto por um lavrador, que também saiu com algumas marcas da luta. No entanto, têm sido reportados avistamentos de ursos-pardos em território espanhol, bem perto da fronteira norte de Portugal, por isso é muito provavél que mais ano, menos ano venha de novo habitar no seu território!
E descobri também uma outra noticia que me deixou muito contente: em 2004 o o Clube Português de Canicultura reconheceu a décima raça de cão português: o cão pastor transmontano, que pelas suas caracteristicas é uma mais valia para os pastores, uma vez que se revela muito útil a afugentar os lobos que atacam os rebanhos! Desta forma ele também é de grande ajuda para o lobo, que vê assim serem reduzidas as armadilhas e que talvez não seja alvo de tanto ódio por parte dos pastores!
Esperemos que assim seja! É importante e faz parte do equilíbrio natural que os animais selvagens possam habitar os seus territórios!

* Muflões - carneiro selvagem, originário das ilhas da Córsega e da Sardenha; introduzido em Portugal em 1991, actualmente já vive em estado selvagem, depois de ter fugido dos cercados.

Sem comentários: