Sou uma pessoa com qualidades e defeitos, que gosta de rir, passear, estar com os amigos e com quem ama!

quarta-feira, outubro 21, 2009

Ainda José Saramago

Andava eu aqui de manhã a ver as noticias quando me deparo com o seguinte titulo na página do Público: "Eurodeputado do PSD exorta Saramago a renunciar à cidadania"!
Li uma vez e outra a tentar ver se por acaso ainda não estaria a dormir e se não me estava a escapar por ali alguma coisa. Mas não estava. É mesmo verdade... Vem um senhor do Parlamento Europeu dizer que se sentiu ofendido pelas palavras do escritor! Este senhor nunca ouviu falar da liberdade? Não só da liberdade de expressão, porque essa obviamente ele só respeita para o que lhe interessa (para ele falar pode ser, agora para outras pessoas expressarem a sua opinião já não está bem), mas da liberdade de crença, de religião, de autodeterminação? Poderá ser? Dr. Mário David vá ler o art.13º da Constituição da república! (Sim, da nossa Constituição... Às vezes não parece, mas é!)
Que os líderes religiosos se venham pronunciar até percebo (embora as religiões não precisem do Saramago para denegrirem a sua própria imagem), agora que um politico democraticamente eleito depois se venha mostrar tão avesso à Democracia faz-me um bocadinho mais de confusão!
Enfim, é o país em que temos!
Só mais uns esclarecimentos adicionais: aqui só expresso a minha opinião, que vale o que vale, e para além disso sou católica praticante e não tenho uma procuração do José Saramago para a sua defesa (até porque ele não precisa). Fico é espantada com algumas coisas que leio!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá minha amiga querida. Concordo contigo (quanto à liberdade de expressão). Mas esta coisa de o Sr Saramago se atirar constante e violentamente à religião católica parece-me sempre uma forma de publicidade ao seu mais recente trabalho. Ou seja, sempre que o Sr aparece na TV a atacar a "religião" já sabemos que há livro novo. E acho isso, por si só patético e completamente desnecessário. Beijos. Ana P (aka Patinhas, Aka Poppet)

Emmanuel disse...

Lamentável minha amiga! Lamentável. Ao que parece, para a maioria dos políticos a "Liberdade" resume-se ao elogio das suas posições politico-partidárias. Foi isso que ficou infelizmente claro no "ensaio sobre a estupidez" que aconteceu no Parlamento Europeu. E não me refiro só aos portugueses... Beijinho.