Sou uma pessoa com qualidades e defeitos, que gosta de rir, passear, estar com os amigos e com quem ama!

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Bombocas...


Hoje, por alguma razão, apetece-me bombocas... As bombocas são um sabor da minha infância, de casa da minha avó, que saia para ir comprar o pão e trazia uma bomboca para mim e outra para a minha mana... São um sabor de quando a vida era bem mais simples e descomplicada... Quando as nossas responsabilidades eram fazer os trabalhos da escola e brincar... Quando eu me escondia com medo do Carnaval e o meu tio brincava comigo, quando a correr a fugir do dele parti a perna do cadeirão da minha avó ou quando, também a brincar e a fugir do meu tio caí na cozinha, para dentro da porta que dá para a "marquise" e parti um dente! Eu tinha medo do Carnaval, mas ao mesmo tempo não havia 6ª feira de Carnaval que não estivesse á janela da casa da minha avó para ver chegar os "Zé Pereiras" à estação de comboios! Eu ali sentia-me segura, porque ali eles não chegavam!
As bombocas são as tardes de Verão, a brincar com as bonecas, que eu adorava, quando nasceu a minha irmã! Os vizinhos a perguntarem se eu dava a minha mana (perguntas parvas que os adultos têem, ou tinham, a mania de fazer às crianças pequenas) e eu dizia que não, que dava os meus bonecos todos, mas não dava a minha mana!
As bombocas são os dias em que o meu tio chegava a casa e agarrava numa frigideira pequenina para ir fritar o meu peixe do aquário... A ideia era eu impedi-lo! E conseguia sempre! :) O fim do meu peixe nunca era a frigideira, mas sim o comer demais, porque eu não tinha noção do que é que um peixe comia...
As bombocas eram a recompensa de quando chegava a casa, depois da minha mãe me vestir de dama antiga ou Pierrot e me arrastar para o corso... Eu tinha medo, escondia-me atrás do meu pai e estava sempre ansiosa de ver o Carnaval pela janela...
As bombocas fazem-me lembrar os ovos mexidos que o meu tio fez para nós no dia em que nasceu a minha irmã. Depois de comermos fomos de bicicleta para o hospital, para eu poder ver a minha mãe e quem sabe até a minha irmã...
As bombocas estavam guardadas dentro de uma gaveta que era uma espécie de porta para outra dimensão: era uma gaveta só minha (a minha irmã tinha outra igual, mesmo ao lado), onde estavam guardadas todas as guloseimas que eu podia comer, e algumas coisas de que gostava muito (livros, o caderno)!
As bombocas são boas, porque me fazem viajar à minha infância!

2 comentários:

Goma disse...

ADOREI o post! Adoro bombocas e também me fazem voltar á infância :D

Anónimo disse...

Devias ter-me trocado enquanto ainda era tempo... LOL Mas também gosto de bombocas e obrigada por tudo ;)