Sou uma pessoa com qualidades e defeitos, que gosta de rir, passear, estar com os amigos e com quem ama!

segunda-feira, setembro 28, 2009

Fim de Semana e eleições

Este fim de semana foi cheio, intenso, difícil... Mas foi também divertido, animado, carinhoso e descansado... Tanta coisa num fim de semana só... Não sei se o meu coração aguenta tudo isto...
Ontem fui votar! pois é, fui, por isso não faço parte dos 39,4% de eleitores que, por qualquer razão, não foram votar. Consigo-me lembrar de algumas razões justificativas, mas muito poucas mesmo, devo dizer... Uma doença que nos impeça de sair da cama, estar no hospital... Ou qualquer coisa ainda mais dramática...
Tirando isto, acho que não existem mais motivos que justifiquem o alheamento das pessoas dos seus deveres de cidadãos. Não se concorda com os programas dos partidos candidatos? Há que procurar um que mais se ajuste... Não se gosta dos candidatos? Também não vamos morar com eles, se eles governarem bem, não precisamos de gostar deles... Se ainda assim não formos capazes, no nosso intimo, de confiar em algum dos candidatos de forma a votar nele, então vamos às urnas mostrar esse nosso descontentamento: votar em branco. Agora não ir de todo? Isso não demonstra que estamos descontentes, demonstra que não nos interessamos e como tal os políticos também não precisam de se interessar com o povo... Também não se lhes pode pedir responsabilidades. Não as podem exigir, não tiveram responsabilidade quando esta lhes foi pedida!
A abstenção enfurece-me, deixa-me irritada e a pensar no porquê... E se eu fico a pensar nisso (que não sou nada de politica), acho que os nossos políticos também deveriam ficar!
Resultados Finais das Eleições Legislativas 2009:
PS – 36,6% (96 deputados)
PSD – 29,1% (78 deputados)
CDS-PP – 10,5% (15 deputados)
BE – 9,8% (16 deputados)
CDU – 7,9% (21 deputados)
Abstenção - 39,4%

1 comentário:

Goma disse...

Também não consigo perceber o porquê da abstenção!! Pouca coisa o justifica... É um direito e num DEVER do cidadão!!