Sou uma pessoa com qualidades e defeitos, que gosta de rir, passear, estar com os amigos e com quem ama!

terça-feira, setembro 29, 2009

Os Outros

Os outros... partidos!!! Hoje vou falar dos outros partidos, daqueles que não têm expressão parlamentar, mas que são importantes no nosso panorama democrático. Porque afinal a democracia consiste em dar voz a todos os que se queiram expressar! Tenho alguma dificuldade em lidar com algumas opiniões e sinto-me por vezes ofendida com algumas coisas que são ditas, mas básicamente, continuo a acreditar na democracia e a defender que todos devem ser respeitados pelas suas opiniões!
Confesso que há alguns, porque muito básicos e muito inflexíveis me enervam, e há um partido que eu, uma defensora da liberdade de expressão, acho que não devia ser permitido... Estou a falar do PNR... É uma ofensa á dignidade da pessoa humana, a tudo aquilo que temos de mais elementar, às leis da UE, aos Tratados internacionais assinados por Portugal, à nossa Constituição da República, ao bom senso, ao espirito democrático, ao mundo que se tenta construir depois da II Guerra Mundial... Mas enfim, permitem-lhe a existência e o tempo de antena... E ainda há quem vote neles e até quem receba os seus panfletos... Em todos os programas eleitorais há questões com as quais me identifico mais e outras menos, mas respeito as opinões dos outros, desde que sejam merecidas, o que não é o caso aqui...
Por isso hoje vou aqui deixar um texto com a análise, breve, dos resultados que não se ouvem falar!
“ MRPP entra nos partidos com direito a dinheiro do Estado e MEP perde a esperança de chegar ao Parlamento
Nas sondagens, os dez pequenos partidos apareceram sempre misturados com os votos brancos e nulos. E assim vão continuar. Nenhum conseguiu eleger deputados.(…)
(O MRPP) uma alternativa que conseguiu o apoio de 52.633 eleitores, o que corresponde a 0,93 por cento dos votos - que trazem para o partido, pela primeira vez, os 290 mil euros da subvenção estatal a que se tem direito a partir dos 50 mil votos. O resultado do "eterno candidato" foi seguido de longe pelo MEP, que se ficou pela metade, com 0,45 por cento (25.338 votos).(…)
Em terceiro lugar entre os mais pequenos ficou o Partido Nova Democracia, com 0,38 por cento (21.380 votos). Um resultado que deixou a presidente, Maria Augusta Montes, "profundamente decepcionada", já que não conseguiu eleger Manuel Monteiro por Braga, e "assustada" com o resultado do Bloco de Esquerda. Seguiu-se o Movimento Mérito e Sociedade, para cujo líder, Eduardo Correia, o resultado representou uma "imensa derrota", pelo que fará contactos a partir de hoje para formar um "novo bloco político". "Achamos que o voto útil em Portugal se está a tornar inútil", disse o dirigente. Nos últimos lugares da tabela ficaram o PPM, MPT-P.H, PNR, PPV, POUS, e PTP, não tendo nenhum deles alcançado 0,30 por cento dos votos.”

Nota: Este texto foi-me enviado por email e não tenho conhecimento qual é a sua fonte. Por isso peço desculpa.


Sem comentários: