Sou uma pessoa com qualidades e defeitos, que gosta de rir, passear, estar com os amigos e com quem ama!

terça-feira, janeiro 12, 2010

CAIM

"A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele."
Esta é a frase que resume Caim, o livro de Saramago, que tanta polémica causou! Caim vagueia pelo mundo eternamente, em diferentes presentes, presentes no passado e presentes no futuro! Deus aparece, fala com ele, como se de dois amigos (ou inimigos) de longa data se tratassem. Porque é isso que são... Caim vê pelos seus olhos o que acontece no mundo e deus aproxima-se dos homens, nos seus defeitos: na inveja, na ira, na maldade, na vingança... E este é o ultimo romance de um escritor laureado com o Nobel da Literatura. De um homem, que com defeitos e virtudes, como todos nós, escreve o que sente e o que quer, de um homem que sabe muito e que o transmite! É um romance, não é um manual, não é o catecismo da Igreja Católica, não pretende sê-lo. É um livro, que nos puxa, nos diverte, nos entusiasma, nos leva a viajar a outros presentes.
Por causa deste livro insurgiu-se a Igreja Católica... Será que se reviram no livro? Um romance não aumenta nem diminui a fé de ninguém, as acções dos homens sim! O que fazem, o que dizem, o que transmitem, isso sim afasta as pessoas... O conservadorismo exagerado, os ensinamentos que não acompanham a sociedade e por isso excluem, isso sim afasta as pessoas! Eu luto, todos os dias, por acreditar no que acredito, mas muitos dias é uma tarefa árdua acreditar! E não é por causa dos livros do Saramago que já li, é por causa do que vejo, do que ouço e do que vivo.