Sou uma pessoa com qualidades e defeitos, que gosta de rir, passear, estar com os amigos e com quem ama!

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Dias frios!

Os dias frios e de chuva têm coisas boas! Nos dias frios e de chuva sabe bem ir ao cinema, estar no quentinho, em casa, a ver um filme que se foi buscar ao clube de vídeo (que acho que nas cidades grandes se chama outra coisa...), ouvir música e ler um livro, talvez até aquele livro que já andávamos para ler há muito tempo (no meu caso é "Guerra e Paz") e cozinhar!
Cozinhar é um prazer, as comidas quentinhas e fumegantes são uma constante! Aprender a fazer pratos novos é divertido e de volta dos tachos se aprende também a ter calma e a ver a vida de outra perspectiva.
Um dia desta semana foi exactamente isso que me aconteceu: pude partilhar isso com alguém e fazê-lo com calma, porque nos tachos as coisas não se passam à velocidade que nós queremos, mas à velocidade que as coisas têm para estar preparadas! Também na vida deve ser assim... Nem tudo se pode passar à velocidade que queremos, por vezes temos que deixar que tudo corra a seu tempo!

Uma ementa para um dia frio:

Sopa de legumes
Osso-Buco à Italiana
Salada de Alface com Coentros
Maçãs Assadas


Vou deixar aqui a receita do osso-buco. É delicioso e um prato quentinho, muito bom para dias frios!

Osso-Buco à Italiana
Ingredientes
Osso-Buco
Cebola
Tomate
Alho
Louro
Salsa
Sal
Vinho Branco
Farinha
Azeite
Caldo Knorr de carne

Modo de preparação:
Lavam-se as rodelas de osso-buco e passam-se por farinha. Numa frigideira aquece-se previamente azeite, de modo a cobrir o fundo, e passam-se as rodelas de osso-buco passadas por farinha. Deve-se deixar alourar.

Num tacho deita-se azeite, cebolas (2 ou 3 se forem pequenas) cortadas às rodelas, tomate maduro, sem pele, cortado aos bocados, 2 dentes de alho picados, uma folha de louro, um ramo de salsa e sal. Deixar alourar. Quando estiver louro juntar um caldo de knorr de carne e deixar derreter enquanto se mexe. Juntar as rodelas de carne, 2 copos de vinho branco e água até tapar. Verificar os temperos e deixar cozinhar em lume brando até o molho estar espesso. É preciso ir mexendo, para não pegar ao fundo da panela!
Acompanha com esparguete cozido al-dentte (ou qualquer outra massa para quem não gostar de esparguete) e com salada de alface com coentros!
As maçãs assadas já aqui foram referidas!

Bom apetite!
Peço desculpa, mas não costumo escrever receitas nem costumo seguir receitas, por isso não sei lá muito bem as quantidades... Mas à medida que estamos a fazer as coisas, vamos tendo a noção do que é preciso.

2 comentários:

Goma disse...

Obrigada pela dica ;)

N disse...

Que maravilha! Agora só falta mesmo provar :)