Sou uma pessoa com qualidades e defeitos, que gosta de rir, passear, estar com os amigos e com quem ama!

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Leituras

Acabei ontem de ler "Os Anagramas de Varsóvia".


É um livro que relata a luta entre o MAL (para mim o MAL pode ser definido pela ideologia nazi, por aquilo que ela defende e pelos seus métodos) e todos aqueles que o combatem, com as armas que têm, da forma que sabem... Bem ou mal, não dá para julgar, porque nunca vivemos uma situação assim! É um livro que fala da luta pela conservação da dignidade, do medo que consigam apagar até aquilo que de mais nosso temos, as nossas memórias!

Quando se perde tudo, quando nos roubam tudo, então lutamos com as armas de que dispomos! E seguimos para a frente com aquilo que nos propomos, porque a vida terrena nem sempre é o mais importante!

É um livro que me transporta para outro lugar e para outros lugares dentro de mim! Que me faz pensar que nunca quero perder a capacidade de me por nos "sapatos do outro", porque só assim podemos compreender os outros!

E é um livro que me põe uma questão: "como é que eu reagiria se vivesse naquela época?" Não sou judia, mas de certeza que iriam encontrar outra razão para me perseguir, não é assim tão difícil! Quando se apregoa a perfeição e não se toleram os outros, por serem diferentes, a perseguição é fácil! Enquanto existirem pessoas a pensar que são perfeitas e que não cometem erros, então haverá sempre perseguidos! E, se assim fosse, será que iria ter coragem para lutar contra o mal com as armas de que dispunha ou será que me ia entregar à minha dor e desistir? Gosto de acreditar que iria lutar, até ao fim, com as armas que teria, porque desistir é deixar o MAL vencer! Desistir é deixar que aqueles que nos perseguem nos roubem tudo o que temos! E isso não pode ser, por mais que não nos deixem conservar a nossa vida, teremos sempre as nossas memórias, a nossa capacidade de amar...

Ainda hoje há muitas formas de perseguição, muitas injustiças, muita gente inocente que só porque é diferente, não é acolhida, acham que não tem direito a uma vida de dignidade e igualdade! Quero acreditar que vou sempre conseguir lutar contra isso, com as armas de que disponho! Bem ou mal, não compete aos outros julgar, porque cada um reage de forma diferente perante as diferentes situações com que a vida o confronta!


Um livro que me prendeu da primeira à ultima página!

Sem comentários: